Miopia do CUSTO de OPORTUNIDADE, o que é isso?

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Miopia do Custo de Oportunidade, o que é isso?

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Alguns dos meus alunos já sabem qual é a minha visão sobre CUSTOS.

Meu perfil como Administrador vai mais na linha de se aumentar RECEITAS, mesmo que para isso os CUSTOS devam sim, ser maiores!

Esclareço um detalhe aqui que pode ajudar muita gente a pensar melhor sobre isso, ou seja, ao invés de se cortar custos loucamente, deve-se aumentar os gastos de maneira inteligente e correta, ou seja, se investir para se aumentar as RECEITAS logo ali na frente (futuro).

As pessoas normalmente até podem saber o conceito, mas não sabem na prática o que é o chamado CUSTO DE OPORTUNIDADE!

O Custo de Oportunidade seria o custo de algo pela oportunidade renunciada, ou seja, você escolheu uma alternativa e não outra, qual é o custo de ter feito isso?

Muitas vezes, para muitas pessoas, digamos pouco esclarecidas, a primeira coisa que se faz em uma empresa é se reduzir os CUSTOS. Então se reduz ao máximo os gastos (despesas ou custos) desnecessários, e isso está correto, mas por algum momento, esta prática gera uma certa MIOPIA de que é proibido gastar. E não podemos deixar isso acontecer nas empresas, ainda mais atualmente!

Um GASTO, pode ser considerado um Custo, Despesa ou Investimento, e é na lógica de tentar não gastar que a pessoa (Administradora) não percebe que precisa é INVESTIR, e isso significa gastos que valem ser efetuados, afinal podem lhe gerar RETORNO.

EXEMPLO:
Digamos que um Micro Empreendedor precise gerar um gasto com capacitação de sua equipe, no valor de 5 mil reais por mês (este tem apenas 4 funcionários), bancando um Curso Superior a esses ou um inovador Curso de Extensão ou Aperfeiçoamento.

Este empreendedor poderia também não fazer este INVESTIMENTO de capacitação em sua equipe, afinal vê que atualmente seu negócio não anda bem, percebe vendas em decadência, e logo pensa, “nem pensar, não podemos gastar com isso”.

Qual seria o CUSTO DE OPORTUNIDADE nesse caso?

INVESTIR nos funcionários ou apenas demiti-los (gasto da rescisão) e contratar novos? Estes novos ainda deverão ser treinados (gastos com treinamento) e certamente poderão levar cerca de uns 3 meses (já terminado o contrato de experiência) até conseguirem entrar em um nível de capacidades alinhadas, adaptadas a cultura da empresa e o mercado abrangido (gastos de produtividade).

O fato é que ele percebe estar ficando pra trás da concorrência, esta que possui equipes mais profissionalizadas, dedicadas, criativas e logo mais eficientes.

O GASTO em CAPACITAÇÃO tem um valor imenso para empresa, mas o que sai mais barato?

1) investir nos atuais funcionários, incentivando-os a capacitação;
2) reformular completamente a equipe, demissão e contratação de novos funcionários;
3) deixar como está, dar uma dura nos funcionários e inclusive cortar o cafezinho para se reduzir os prejudiciais gastos.

Reflita qual seria a sua resposta!

Existem diversos fatores que podem influenciar fortemente a sua resposta, mas se tiver dificuldade para enxergar mais longe (futuro), pode ser que sofra desta MIOPIA do CUSTO DE OPORTUNIDADE.

Forte abraço!

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