8° P – Precisão – Medir, medir, medir!!!!

Padrão

Uma etapa muito importante para todo o planejamento digital das empresas está relacionado justamente ao último P do Marketing Digital. Trata-se do 8º P  – Precisão!!!

Para garantir o sucesso das estratégias e ações planejadas é necessário medir tudo, desde a quantidade de visitas recebidas até o número de cliques, de compartilhamentos de conteúdos e investimentos realizados.

Existem hoje ferramentas disponíveis para realizar a mensuração dos resultados, sendo que uma delas, inclusive gratuita, é o Google Analytics. Com ela, as empresas têm a possibilidade de realizar diversas analises como o número de acessos, origens do trafego, visualizações de página, duração média de visitas, taxas de rejeição entre outras muitas análises em seus sites. Além do próprio site da Internet, é interessante o monitoramento da empresa também em redes sociais, e em quaisquer outros conteúdos em que ela esteja relacionada na Internet. Após este monitoramento e análise dos dados mensuráveis, é possível fazer as melhores escolhas (e ajustes de estratégias), para contribuir no resultado positivo da empresa.

Pode-se sugerir ainda que, mesmo sendo a Precisão o último P do Marketing Digital, esta não seja uma última etapa. As próprias ações de mensurações exigem um planejamento (voltando novamente para o 1º P). E a partir daí, as estratégias são revisadas, novos processos são sugeridos, e ciclo dos 8P’s recomeça.

Por fim, pode-se afirmar que, analisar profundamente os dados obtidos, desenvolver melhorias, potencializar as ações e analisar constantemente pode ser um excelente roteiro para contribuir no bom desempenho das empresas no mundo digital.

marketing-services-8ps

Por: Josie Caroline Arend.

Leave a Reply